quarta-feira, 17 de novembro de 2010

O desejado! Porquê?

O Desejado
 O Desejado por ser um herdeiro muito esperado, mais tarde nomeado O Encoberto.

 D. Sebastião nasceu em 1554, filho de D. João Manuel, herdeiro do trono de Portugal, o qual morreu antes do nascimento do filho, e de D. Joana de Áustria, filha do rei de Espanha.
 Nunca ninguém foi tão desejado como ele.
 Caso D. João Manuel não tivesse um filho varão não seria possível continuar a dinastia de Avis em Portugal. O nascimento de D. Sebastião foi muito celebrado, tanto pela nobreza como pelo povo.
 Estava assegurada a independência de Portugal.
 Tinha D. Sebastião 3 anos de idade quando foi aclamado rei de Portugal, em sucessão ao seu avô D. João III que morre em 1557. Devido à idade do rei foi nomeada regente a sua avó, D. Catarina, e depois o seu tio-avô, o Cardeal D. Henrique.
 Aos 17 anos D. Sebastião começou a falar em partir para terras distantes (África, Ásia) a fim de realizar os seus sonhos de conquista. D.Sebastião morre aos 24 anos na Batalha de Alcácer Quibir", contra os mouros, em África.       

 Por ser muito amado pelo seu povo estes acreditaram que o rei apenas tinha desaparecido, e que, mais tarde ou mais cedo, voltaria. Daí a história popular de que D. Sebastião voltaria numa manhã de nevoeiro.



                                                 D.Sebastião quando era criança                                                      



Sem comentários:

Enviar um comentário